Abrantes: Uma cidade de mão dada com o digital e culturalmente viral

????????????????????????????????????
Maria do Céu Albuquerque, presidente da Câmara de Abrantes

O dia 6 de Maio de 2015 marca um momento importante para Abrantes e, derradeiramente, para a região. No novo “Welcome Center” da cidade, local de boas vindas para os visitantes, localizado na parte inferior do novo Mercado Diário, foram apresentados eventos e acontecimentos que paulatinamente vão mudando a cidade.

Por um lado, a apresentação da nova edição do “180 Creative Camp”, e que na sua terceira edição em Abrantes já é muito mais que um estranho, na dupla acepção da palavra. O evento, que em Julho volta a olhar a cidade e o concelho, e a intervir nele, está cada vez mais familiarizado com a identidade local mantendo a irreverência e criatividade que leva o nome de Abrantes pelos quatro cantos do mundo. “Quando o Nuno Alves (ndr: director do Canal 180, organizador do Creative Camp) veio ter comigo, há três anos, e se sentou à minha frente (…) apresentou-me esta proposta e o que tinham feito em Vila Nova da Cerveira (local da primeira edição do evento), e eu disse que lhe daria as melhores condições para se fazer em Abrantes mas que isto não era um almoço gratuito, isto não era para fazer uma vez em Abrantes para ganhar escala e depois ir para outra cidade qualquer, esta tem de ser uma referência para criar em Abrantes”, afirmou Maria do Céu Albuquerque, presidente do Município abrantino, no seu discurso.

“Tudo aquilo que mexe é controverso, tudo aquilo que vamos fazendo de diferente gera reacção, umas mais positivas outras mais negativas, mas o que aqui se pode verificar é que este não é um feito qualquer em que as pessoas vêm e vão embora, é um feito em que as pessoas vêm, deixam, criam, e enriquecem-nos sobremaneira”, finalizou a autarca sobre o 180 Creative Camp.

Por outro lado, um desejo antigo da autarquia, ter uma agenda cultural a longo prazo, no caso até final de 2015, devendo passar a anual a partir de 2016. O vereador da cultura, Luís Dias, era um dos mais satisfeitos durante a apresentação da agenda, por Paulo Passos, designer da autarquia e igualmente quem desenhou graficamente a agenda, em folhas grandes e estreitas. Maria do Céu Albuquerque defendeu que a nova agenda “não é uma edição para pôr no lixo. Se cabe no bolso, no outro dia está no lixo, e a nossa tem este bom aspecto. Quando recebermos a agenda nas nossas casas aquilo que vai acontecer é que as pessoas vão ver, ficar despertas e guardar”.

Mas a agenda em papel é apenas uma das peças do puzzle da aposta forte na promoção da cultura e demais actividades. Abrantes é o primeiro dos 13 concelhos do Médio Tejo que tem disponível uma aplicação para smartphone com todos os roteiros e pontos de interesse do seu território. Em breve todos terão uma.

A criação desta aplicação, “Descubra Abrantes”, é da responsabilidade da empresa Gravity, “uma aplicação de natureza turística que contém toda a informação relevante para ajudar os seus visitantes a descobrir o que de melhor o Município de Abrantes tem para oferecer”, como Nuno Pereira, representante da empresa, apresentou a aplicação disponível para os smartphones com sistemas IOS, Android e Windows, já disponível nos locais de descarga.

Web

“Já não se pode utilizar a desculpa de que se esqueceu e não tinha visto´”, afirmou a presidente da autarquia sobre as informações das actividades no concelho, e contou que não vão ficar por aqui. “Este é um instrumento de partida, para podermos comunicar a todo o tempo, não só através da agenda electrónica agora disponibilizada mas também por distribuição de flyers, outdoors e outros suportes que estamos a estudar, mas também algo inovador no nosso concelho, que é podermos utilizar a factura da água para podermos fazer chegar de forma quase gratuita a informação, e cada pessoa, independentemente de estar nas Fontes, na Bemposta, nas Mouriscas ou em Abrantes, vai receber a mesma informação”.

Presente na apresentação, que lotou o pequeno auditório do Welcome Center, esteve Pedro machado, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal.

Texto e foto: Ricardo Alves

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s