VNB: Rádio Escola a dar os primeiros passos

O dia 24 de Abril marcou o início das emissões da Rádio Escola da Escola D. Maria II em Vila Nova da Barquinha (VNB). O projecto nasceu da iniciativa da Associação de Pais daquela escola e na primeira emissão foram lidos textos alusivos ao 25 de Abril e houve mesmo lugar a um concerto em directo.

_DSC0002

De momento são três os alunos a participar na Rádio, de forma ainda elementar mas como o NA foi saber há vontade de fazer mais. De momento é a música que se apodera das emissões. Carlos Maia, de 15 anos e uma boa voz para rádio, interessou-se imediatamente pelo projecto, “foi numa espécie de visita de estudo ao Centro Cultural de VNB, estivemos a ver o equipamento de comunicação, começámos a falar uns com os outros e soubemos que ia haver uma rádio aqui na escola”, diz Carlos, “gostei logo da ideia”, finalizou.

A seu lado está Neuza Maniés, de 16 anos, da mesma turma que Carlos, o 10B. Ainda tímida, tal como o seu companheiro de estúdio, a jovem locutora contou que assim que soube do projecto pediu logo para participar. Ambos os jovens são da Atalaia que em tempos já teve uma rádio, tal como VNB. Ambos desconheciam.

A rotina da rádio cinge-se, para já, a dois períodos, como conta Carlos Maia, “às 10h20 vimos para aqui e pomos música e vinte minutos depois vamos para as aulas. À hora de almoço, 12h30, vimos fazemos o mesmo e fechamos à 13h30”. Na rádio, como em tudo na vida, é difícil agradar a todos, nomeadamente nas escolhas musicais, e um dos desejos de Neuza e Carlos para o futuro é que “os alunos gostem mais disto”, contando que há colegas que criticam a música mas “também há os que gostam”. Ambos os locutores desejam ainda que a rádio evolua, “gostávamos de passar mais coisas aqui, informação, actividades, mais conteúdos”, diz Neuza.

A Rádio Escola está instalada numa cabine em plena zona de convívio, junto ao bar da escola. A cabine foi feita de raiz.

_DSC0004

“A ideia da rádio surgiu em função das comemorações do 25 de Abril, há um ano, em que houve uma experiência que foi muito bem aceite pela comunidade escolar, pela associação de estudantes”, explicou Miguel Pombeiro, presidente da Associação de Pais da Escola D. Maria II, “uma das queixas que tinham era alguma falta de actividades na escola”, completou.

Pombeiro explica que a concretização do projecto contou com o “apoio dos pais, algumas empresas, como a Carlos Barros&Filhos, que deu um apoio muito significativo, e da Câmara Municipal, na aquisição do equipamento e construção do estúdio”, “o objectivo é que seja um projecto de toda a comunidade escolar, sabemos o potencial que um projecto destes pode ter, ao nível, até, da capacidade das crianças e jovens de falarem para uma plateia, facilitando a sua evolução na expressão”, acredita o presidente da Associação de Pais, para quem a Rádio Escola tem “um potencial educativo, aquilo que designamos de educação não formal”.

E no futuro a longo prazo, pode haver lugar a uma nova rádio no concelho? “Se os jovens ficarem com o bichinho da radio é possível que outros projectos mais tarde possam surgir, embora não seja esse o objectivo próximo”, responde Miguel Pombeiro, para quem o mais importante é “facilitar aos jovens que intervêm nestes processos o seu próprio crescimento que não se deve limitar a questões cognitivas, a escola deve ser mais do que isso, e este é o nosso contributo para um crescimento multifacetado”.

TEXTO e FOTOS: Ricardo Alves

_DSC0007

Anúncios

Um pensamento em “VNB: Rádio Escola a dar os primeiros passos”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s