VN: Barquinha: Viveiro de empresas inaugurado e em plena produção

_DSC1811

O 1.º Viveiro de Empresas em Ambiente Escolar (VEAE) em Portugal foi inaugurado no dia 5 de Fevereiro, na Escola D. Maria II, em Vila Nova da Barquinha (VNB). O VEAE funciona nas instalações do estabelecimento escolar e consiste num espaço exclusivamente destinado ao desenvolvimento e criação de ideias de negócio, com meios e equipamentos próprios. Desafiar os jovens a pensar e criar empresas desde tenra idade é o grande objectivo, e os primeiros resultados já foram apresentados.

Antes da cerimónia de inauguração do espaço foram apresentados no auditório escolar os cinco projectos em “incubação” no viveiro da D. Maria II. São eles o Chocociência – que está a laborar no laboratório do Centro Integrado de Educação e Ciência (CIEC) – e a Vilaromática que tem a sua produção a crescer nos terrenos que circundam o CIEC. Ambos os projectos nasceram das mentes empreendedoras da turma 3A. A turma do 7C apresentou um projecto empresarial de seu nome Aromas D’Almourol e cuja actividade se centra em torno da Abóbora, produzindo bens derivados em vários segmentos, nomeadamente na alimentação – que de resto deram a provar aos presentes no auditório acompanhada de requeijão. O D. Ramiro é a imagem de marca da “empresa”, “um produto exclusivo”, como os promotores juvenis fizeram questão de realçar. Os porta-vozes da Aromas D’Almourol apontam às vendas online, a empresas locais e participação em feiras e outros eventos para disseminar os seus produtos.

Das turmas 8C e 9B surgem projectos com ligação directa ao turismo, um através dos motores e outra através da tecnologia móvel. Os alunos da 8C apresentaram o Barquinha Cross, uma empresa que visa motivar os jovens à prática do desporto motorizado (motocross) e atrair turistas ao concelho. Para isso deixaram no ar a ideia de criar uma pista para o efeito.

A Innovateam é o projecto do 9B e consiste no aproveitamento da tecnologia cada vez mais avançada e móvel. O objectivo da Innovateam é informar os que visitam o concelho dos locais de interesse histórico e cultural. Para isso apostam na tecnologia QR Code. Através de um código colocado num local ou monumento, por exemplo, o turista pode aceder a informações sobre o mesmo bastando para isso usar a máquina fotográfica do Smartphone dendo o utilizador remetido para uma página com todas as informações.

Um projecto a meio caminho. A professora Ana Santos, coordenadora do VEAE, uysou da palavra para agradecer o envolvimento de professores(as) e assistentes operacionais e disse que o projecto é um “conceito novo e inovador que será importante para o agrupamento e para o concelho”, realçando que os jovens “são o nosso futuro”. Para Ana Santos, este tipo de projectos pode fazer com que os jovens se consciencializem de que “é possível crescer, viver,  e depois trabalhar” no concelho de VNB.

Fernando Freire, presidente da autarquia, realçou os investimentos de “milhões” realizados no melhoramento do parque escolar afirmando que “aqui não há gastos, há investimentos”. O autarca disse ainda que “o mais importante na vida é a educação” e que os recursos humanos são a maior “mais-valia”. Entusiasmado, Fernando Freire mostrou estar “curiosíssimo por conhecer os projectos” e causou burburinho no auditório repleto de crianças e jovens quando adiantou que a autarquia ainda está a pensar “qual será o prémio, talvez uma visita ao estrangeiro”.

O projecto surgiu na sequência da iniciativa “Empreendedorismo na Escola”, que envolve 4 turmas do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico do concelho de Vila Nova da Barquinha e que tem como principal promotor o Agrupamento de Escolas, com a parceria do Município, Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém, Tagusvalley, Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Instituto Politécnico de Tomar e Associações de Pais.

No âmbito do projeto em que participam cerca de 100 alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha, a Câmara Municipal criou o “Prémio Municipal de Empreendedorismo em Ambiente Escolar”, uma medida inserida no Plano Estratégico de Desenvolvimento Económico “Barquinha 2020”, como forma de incentivar os jovens empresários. Os resultados serão anunciados no final do ano lectivo.

Texto e Fotos: Ricardo Alves

_DSC1820 _DSC1787 _DSC1794 _DSC1797 _DSC1798 _DSC1799 _DSC1800 _DSC1804 _DSC1805 _DSC1809 _DSC1813 _DSC1815 _DSC1818

Anúncios

Um pensamento em “VN: Barquinha: Viveiro de empresas inaugurado e em plena produção”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s