Entroncamento: Trilhos do Almourol 2014

almourol

Sob o tema “Corrida e marcha em espaço natural! – Dos Trilhos Templários aos Caminhos Ferroviários” teve lugar no dia 6 de Abril, domingo, numa organização do CLAC – Clube de Lazer, Aventura e Competição, com sede no Entroncamento, e apoio das autarquias abrangidas pelos locais onde decorria, a 5ª.Edição dos Trilhos do Almourol, masculinos e femininos, que compreendeu: maratona de 42 km, com saída do Parque de Campismo da Barragem do Castelo do Bode; meia maratona de 25 km, com saída de Constância; caminhadas de 18 e de 13 km com saída do Castelo de Almourol.

Numa competição que reuniu, no global, 1062 participantes de vários pontos do país, de norte a sul e ainda de Espanha, França e Inglaterra, ficaram em primeiro lugar: Maratona Trail Masculinos – Escalão MSeniores, com 03:40:59, Nuno Silva, do Desnível Positivo; Maratona Trail Femininos – Escalão F40, com 04:57:07, Sara de Brito, do Clube de Atletismo da Barreira; Masculinos Trail – Escalão MSeniores, com 02:02:00, Marco Marques, do União FCI de Tomar; Femininos Trail – Escalão FSub 23, do Offtel Runners, com 02:31:21, Patrícia Carreira.

Numa placa exposta como sinal de luto e fotografia do atleta, tirada numa prova, foi colocada uma medalha do atleta de Torres Novas, Rui Gameiro, Trail 25 km, escalão M40, atribuída a título póstumo, cuja participação estava prevista, com o peitoral 721, mas que faleceu há poucos dias.

O transporte dos atletas para os locais onde as provas tiveram início às 10h00, foi efetuado por 18 autocarros, que os haviam recolhido no Pavilhão Desportivo Municipal do Entroncamento, ao qual os concorrentes voltaram, em competição, que terminava no seu interior, por ser no respetivo lado norte que se efetuava o controlo de chegadas, recebendo-se os participantes com música e palmas.

Mas os Trilhos do Almourol aliam às componentes desportivas a Cultura e o Turismo. Uma grande presença de concorrentes traz normalmente atrás de si, familiares e amigos, como o elevado movimento automóvel bem o demonstrou, com o parque a transbordar para as ruas vizinhas do Polidesportivo, onde se centralizou a coordenação. Foi pois, no âmbito cultural e com muito agrado de todos os presentes que à assistência nas bancadas e aos atletas que após a chegada tomavam refeições, em espaço reservado na ala sul, lhes foi dado ver atuar, pelas 12h00, a Banda da Associação Filarmónica e Cultural do Entroncamento e pelas 14h00 o Grupo Folclórico dos Pescadores de Tancos.

Rafael Ferreira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s