Torres Novas: Mercado do Peixe vai tornar-se cosmopolita

Mercado do Peixe, Torres Novas
Mercado do Peixe, Torres Novas

Está situado em pleno centro histórico de Torres Novas, paredes meias com a praça mais movimentada da cidade. O mercado do Peixe há muito se tornou uma espinha atravessada na garganta dos torrejanos e dos visitantes regulares da cidade. O edifício, inaugurado em 1885, recebeu algumas actividades ao longo do período de inactivação, tendo mesmo recebido alguns concertos mas de forma muito residual.

Na Europa, alguns antigos mercados foram remodelados, reconstruídos e adaptados a novas tendências, e servem de referência turística de grandes cidades bem como local de passagem quotidiano dos residentes. Veja-se a mero título de exemplo a vizinha Espanha e o caso do Mercado de San Miguel em Madrid, no qual se encontram produtos de qualidade (fruta, marisco, pastelaria, produtos de fumeiro, etc), forte presença de restauração e no qual são frequentes espectáculos, eventos literários entre outros, numa atmosfera moderna e cosmopolita rodeada de traços antigos e originais.

Mercado San Miguel, Madrid
Mercado San Miguel, Madrid

A Câmara Municipal de Torres Novas aprovou no dia 19 de março, em reunião de câmara extraordinária privada, a adjudicação da empreitada de remodelação do antigo Mercado do Peixe e do edifício do Paço ao consórcio Eco Edifica – Ambiente e Construções, SA e Secal – Engenharia e Construções, SA, pelo valor de 185 499€, acrescidos de IVA, e com um prazo de execução de 120 dias a partir da data de consignação da obra.

“Os trabalhos visão a conversão do antigo Mercado do Peixe em edifício de cariz polivalente nas áreas culturais e lazer e consistem, de forma sucinta, em substituir toda a cobertura existente, picagem de paredes e de pavimentos, execução de alvenarias, rebocos interiores e exteriores, pinturas, serralharias, revestimentos e equipamentos, aplicação de betão para pavimento, criação de rampa para acesso de pessoas com mobilidade reduzida e reestruturação das instalações sanitárias”, informa a autarquia em nota de imprensa

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s